sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Venda de produtos na base da agiotagem

Você que tem cartão de crédito provavelmente já deve ter emprestado para algum amigo ou familiar para fazer alguma compra parcelado, ou conhece alguém que já fez isso. certo? bom já me pediram para comprar algo, e eu faço mas cobro juros, na verdade é como se eu comprasse o produto e vendesse para a pessoa e cobro minha margem parcelada. qual minha margem? bem, depende do valor do produto. Eu até poderia comprar para a pessoa e não cobrar nada por isso, mas como falei antes, a probabilidade de você ter problemas para receber é maior.

E quanto você cobra por isso? você deve estar se perguntando. Bom, eu poderia cobrar a mesma porcentagem da agiotagem, mas nesse caso eu não tiro um centavo do bolso e dependendo do valor do produto o cliente pode não querer pois o valor fica muito alto, pois diferentemente do dinheiro que ele precisa para resolver algum problema, o produto em geral não é tão prioritário assim.

Exemplo, se o cara precisa de 1100 para pagar alguma conta ou qualquer coisa, o juros não vai importar tanto pois ele não tem outra saída, então digamos, 1.100 a 10% a.m dá 1.610/4 = 400 por mês (arredondado), não tem para onde correr, ele vai ter que se virar para pagar. mas se digamos ele quer comprar um celular que custa 1.100 ele não estaria disposto a pagar 610 reais a mais por um aparelho, iria arrumar outra forma, pedir o cartão de algum conhecido, etc. no meu caso como eu não trabalho com meu dinheiro* e para não deixar de ganhar um trocado eu cobro um valor a mais na parcela, pois ao comprar eu costumo **parcelar de acordo com a quantidade de parcelas que o cliente vai pagar.

Exemplo 2, o celular custa 830, aí na loja tá 6x de 138,33, aí eu jogo uns 32 reais para arredondar para 170, para ele é apenas 32 a mais, para mim é 32 livre, mas se fosse fazer o cálculo eu tirando o valor do meu bolso daria 32/830 = 3,9% a.m. Não emprestaria a essa taxa, mas como o dinheiro não sai do meu bolso, é 32*6 = 192 livre quase sem esforço, pois eu pago com o dinheiro dele uma vez que ele paga a parcela que eu cobro, eu tiro meu lucro e pago o cartão.

Isso vale para qualquer coisa que você comprar usando o dinheiro do banco (cartão de crédito) rsrsr

O que mais pedem é celular, mas já vendi até moto nesse esquema.

*quero dizer que não tiro nada do bolso, a não ser uma pequena diferença de dias entre a data de fechamento do cartão de crédito e o dia em que o cara vai te pagar.

**você pode até parcelar em mais vezes, caso não haja diferença de preço se dividido em 2x ou 10x, pois hoje algumas lojas online só vendem "sem juros" até uma determinada quantidade de parcelas, exemplo, em 6x sem juros, acima disso tem 2,99% aí não compensa. Se caso você compre um celular por 1.000 e o site pode parcelar em 10x 100 e o cara te paga em 2x 550, em 2 meses ele te paga e você fica com uma grana de graça, pois dos 550 você paga 100 da parcela e 400 fica pra você emprestar a juros pra outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário