segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Fluxo de caixa

Como eu falei anteriormente, na agiotagem a propaganda funciona mais no boca a boca mesmo. Você empresta para alguém e essa pessoa acaba comentando com alguém que acaba falando para alguém que está precisando ou até mesmo essa pessoa que escutou de quem você emprestou acaba pegando seu contato, e isso é um ciclo, quando você menos imaginar você já não tem mais dinheiro para emprestar. Isso já aconteceu comigo? Por diversas vezes. E como você resolveu? Felizmente eu como um cara bem articulado tenho meus contatos; conheço um ex-agiota que hoje não empresta mais para Pessoa Física, então como ele tem confiança em mim, me arruma dinheiro a uma taxa 50% mais baixa do que eu pratico, dando assim margem para eu ganhar algum trocado. Mas nem sempre foi assim, primeira vez que peguei grana com ele foi 2k, depois, 5 até chegar 8-10 e se manteve por aí, as vezes pegava grana para pagar com 2 dias, com 30 ou em duas vezes, dependia da quantia e as condições. Também já teve ocasiões em que tive que pegar grana com esse cara só para pagar o cartão de crédito por estar descapitalizado :)
As vezes minha principal intenção não é nem ganhar a grana mas sim manter o cara, pois fica ruim alguém chegar a te pedir dinheiro e você não ter, na minha mente o cara deve pensar "que agiota é esse que não tem dinheiro?".

Eu tenho um "investidor" que injetou uma grana e eu pago o juros mensal para ele. Como sempre, alguém que infeliz com as taxas de retorno do mercado financeiro, mas que não tinha o perfil para virar banqueiro paralelo (agiota) e queria um retorno maior, eu pago 6+% a.m pq o cara é camarada e to no início, mas esse valor é muito alto, o certo não é pagar tanto assim devido aos risco, mas como eu cobro juros compostos eu chego a ganhar até 7% em cima disso (minhas taxas chegam a 13% a.m, então 13-6 = 7(.

Mas o que eu quero te passar é, a menos que você tenha muita grana mesmo ou se você deixar uma grana provisionada para seus compromissos, vai ter ocasiões em que você estará descapitalizado, em outras palavras "liso". Eu não deixo grana reservada, pois tenho acesso a capital de terceiros, assim maximizo meus ganhos. Meu fluxo de caixa é tal que meu salário já se confunde com os fluxos de entrada, ou seja, com o dinheiro que vai entrando eu vou pagando meus compromissos, contas, cartão, etc. e o salário assim que entra já vai ser emprestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário