domingo, 9 de abril de 2017

Inadimplência: continuar cobrando juros ou não?

Esse é um assunto um pouco delicado. Muito se fala em bola de neve quando o assunto é dívida, principalmente com agiotas devido ao seu alto juros. Quem já sacou o limite do cheque especial sabe o quanto 100 reais pode virar daqui a 5 meses. Com a agiotagem não é diferente, mas aí vem a questão, o que fazer quando alguém não consegue pagar nem o juros? Continua cobrando juros sobre juros? Ou tenta uma renegociação?

Como relatei em algum post anterior, tenho alguns clientes que estão em débito comigo e não conseguem me pagar por perda de renda ou por sacanagem. 3 estão em débito por perda de renda, um outro por um pouco de safadagem, pois foi pegando grana e ao chegar a data do pagamento pediu pra refazer os cálculos para poder pagar um pouco menos mensalmente. Explico, o tal tinha um compromisso de 850 por mês por cerca de 8 vezes, mas logo depois precisou de 800 reais, depois mais 300, resultado: em determinado mês ele deveria me pagar 2.8k+/-, pediu pra eu fazer 1.5k mês, fiz os cálculos e joguei os juros. No primeiro mês só me pagou 1k, no outro nada, no outro nada e ficou nessa, hoje ele me deve 8.3k e falou que poderia pagar 1k mês. Se eu fosse incluir os juros sobre o que ele deixa de pagar, ele levaria 16 meses para pagar. Mas e aí onde fico com receio, 1 ano e 4 meses é muito tempo! muita coisapode acontecer! no geral não gosto de parcelar em mais de 6x.

O que vou fazer com esse cara é fechar 10x de 1 mil. Ao terminar - se terminar - não quero mais negócio com ele, ou seja, se vier me pedir $ novamente, ou irei cobrar um juros absurdo para tentar recuperar um pouco do que deixei de ganhar.

Outra pessoa já há uns 3 meses não me paga, falei com ele esses dias e me disse que vai começar depois do dia 13. a dívida já tá perto de 4k, vou deixar 3 mil e tentar receber em 6 meses. Mas também ficará com a ficha ruim comigo.

Outro cara prestava serviços para a emrpesa em que trabalho, saiu de lá e não tem trampo. falou que tá tentando vender o caminhão dele pra pagar as dívidas que tem (não só comigo), estou tentando trazer o cara de volta pra empresa para assim recuperar pelo menos meu principal.

E assim seguimos. Eu poderia muito bem chamar alguns "amigos" e visitar esses devedores, tentar pegar algum bem, mas dessa forma estaria em uma outra esfera criminal. Vou tentar ter o mínimo de preju com esses clientes.

Um comentário:

  1. Eu também estou perdendo 150$ de ganhar pelo atrasos que eu tenho com um devedor meu. Mas o jeito é pegar 150$ e perdoar a divida e ficar com um prejuizo de 150$ ( 300$ ao todo, ganho 150$ e deixo de ganhar os outros 150$ ) . Mais ficará com a ficha muito ruim meu. se for pra emprestar de novo para esse Cliente. eu vou cobrar 150% a.m pra tentar recuperar do que eu deixei de ganhar atrás.

    poderia atualizar esse post novamente. :) SHOWW <3

    Chama no ZAP (11) 952949077

    ResponderExcluir