domingo, 16 de abril de 2017

Contabilidade

Sempre que via/vejo alguma reportagem sobre algum agiota preso, sempre mostram aquela velha cadernetinha com os nomes dos clientes e quanto eles devem, não importa quão rico cara seja. Como eu faço? Uma simples planilha. Já até pensei em fazer um sistema para gerenciar os empréstimos, mas diferentemente de um banco ou factoring, a agiotagem tem que ser flexível, não tem como você prever todos os cenários possíveis. Ai você deve estar se perguntando, que cenários e o que isso impacta?
Bom, um sistema nada mais é do que processos automatizados, você tem que informar o sistema o que fazer em dada situação (cenários). Se não foi planejado ou não está contemplato ele simplesmente não faz. Exemplo prático.

Digamos que o sistema calcule o valor da parcela de um empréstimo e tem os campos para você por no próximo mês que o cliente pagou. Mas e se no dia o cliente falar que só vai pagar 20% do valor da parcela e quer que vc recalcule o resto? Como fazerno sistema? Agora digamos que vc contemplou isso, mas e se no dia o cliente falar que não vai pagar nada e pedir pra vc recalcular e por pro próximo mês? Entedeu o que estou dizendo? Por esse e outros motivos que eu desisti da ideia de fazer um sistema.

Eu fiz uma planilha onde eu informo em cada linha o valor emprestado, o valor da parcela e a quantidade de parcela, a data do pedido do empréstimo e as parcelas são dispostas em uma célula, as quantidades de células são de acordo com as quantidades da parcela. Assim eu consigo resumir em uma outra célula quanto eu tenho em empréstimos a receber de forma organizada.

Antes, quando a operação era pequena, apenas 5 clientes, eu tinha num caderinho mesmo e até lembrava de cabeça, então quando eu queria saber quanto eu tinha era só pegar os valores restantes e somar. Coisa de 3-4 minutos. Hoje levaria muito tempo, então fiz a planilha, não é perfeita mas ajuda muito.

É isso aí galera.

13 comentários:

  1. Estou precisando dessa sua planilha mágica, rs...
    Se importa em socializar? Estou me preparando para realizar empréstimos para amigos que não param de pedir.
    Qual taxa você acha justa para iniciar no ramo?

    lorddasmoedas@gmail.com - Meu email caso possa realizar o envio.

    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Oi me mande a planinha por e-mail por favor!
    aciole1@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. por favor. me manda essa planilha ismailyandrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pode compartilhar a planilha? c.andersonbraga@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia irmão, comecei no negócio de auxílio financeiro e estou no caderno, mas já da... Será que tem como você enviar a planilha?? luiscaio_geo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. ola, poderia por gentileza me enviar a planilha.

    luciano.jdpaulo@gmail.com

    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  7. por gentileza me me envie essa planilha.
    george_nascimento2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Professor me ajuda também me manda esta sua planilha
    um forte abraço do amigo Carlos André.rj

    ResponderExcluir
  9. Pode me enviar a planilha?
    titoloiol@hotmail.com

    ResponderExcluir