segunda-feira, 22 de maio de 2017

O papel do agiota na sociedade

Não quero ser demagógico, apenas fazer uma reflexão sem viés sobre o assunto.

 Após um amigo empresário me ligar pedindo dinheiro para fazer frente à alguns compromissos fiquei refletindo aqui. Claro que como em todo setor, na agiotagem tem as maçãs podres, mas tirando esse fato fiquei pensando, o que seria de muita gente se não fosse o mercado informal de crédito? Quantas pequenas e médias empresas quebrariam, quantas crianças ficariam sem seu remédio, etc etc. Pois como todos sabem o sistema financeiro não está aí para todos. Se você é um trabalhador honesto que ganha seu pão informalmente, seja como pedreiro, feirante etc que não tem histórico de crédito, alguns não têm nem conta no banco, como você vai chegar no banco e solicitar um empréstimo, por menor que seja o valor? E enquanto as empresas recém fundadas que não tem histórico de crédito o suficiente para poder conseguir um limite de cheque especial ou empréstimo?

Nem todo empresário é mau como muita gente pensa, claro, ganhar dinheiro todo mundo gosta, o empresário não é diferente. Mas quantos empresários eu já vi ficarem desesperados por não saberem de onde tirar o dinheiro para pagar a folha de salário dos seus funcionários, pais de família. O banco fecha as portas, e quem as abre é o agiota.

Ah mas o agiota ameaça, toma bens, etc, etc. Se ponha no lugar de alguém que trabalhou muito em sua vida, se privou de muita coisa para juntar um dinheirinho e depois pôs seu dinheiro em risco para emprestar a outras pessoas em troca de uma remuneração e muita dor de cabeça, aí vem alguém, pega uma grana e não paga. Tem os honestos que fazem de tudo para te pagar, como já evidenciei casos, mas tem aqueles que não fazem o mínimo esforço para pagar, continuam saindo, bebendo e gastando e não pagam de safados. Se você tem um carro que vale 30 mil, deve 5, venda esse carro, compre um mais barato e pague o que deve, caso contrário você merece mesmo sofrer as consequências.

Tem pessoas que pega dinheiro com você e te agradece por ter a ajudado, pois ela sabe dar o devido valor ao que você está fazendo por ela. É caro, é sim, mas isso para cobrir o prejuízo causado por alguns caloteiros.

Já realizei o sonho de alguém completar o valor para comprar um terreninho pra fazer uma casa, de um pai que queria comprar um vídeo game para os filhos mas não tinha como pagar a vista, de uma mulher que queria um celular que pudesse usar o whatsapp, mas também já me ferrei ajudando algum filho da puta para pagar multas atrasadas e licenciamento de veículo (digo isso pois o cara limpou o nome mas me deu trabalho para pagar).

Se você é honesto, pagar certinho, não terá problemas, agora se você é um safado querendo levar vantagem: cuidado, você está entrando em uma zona perigosa.

Abraasss

Um comentário:

  1. eu concordo com tudo que vc falou meu professor porque tem muitos hipócritas poria que só sabem ver o lado ruim da agiotagem que infelizmente que alguns maus colegas deixou manchas mais muitos da sociedade não reconhecer o bem que nos dos ramo de empréstimos informal fazemos pra muitos hoje terem os seus comércios de pé funcionando gracas aos a nós os dos empréstimos.

    um frt abraço mestre tmj sempre.

    👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍😄😄😄

    ResponderExcluir